A Porção desta semana é  Chucat (hbr.) “ ESTATUTO”

Porção / Parashá : Números ( Bemidbar (Deserto)). 19:01-08 /  22:01

Haftará  (Porção de conclusão): Juizes 11:01-33  Jõao 03:10-21

 

               Um  aspecto bastante interessante, que salta aos olhos de qualquer leitor da interessado da palavra do Eterno,  é o mistério que envolve a novilha vermelha ( pará adumá temimá) de Números 19:01-08.

                Esta novilha não possuía nenhum defeito, era conduzida pelos sacerdotes para fora  do arraial,era sacrificada, uma pequena porção de seu sangue era reservada para  aspersão e o restante era totalmente queimada, suas cinzas eram recolhidas e colocada em  um vaso misturada com agua pura, e em seguida com um ramo de hissopo era aspergida sobre a congregação para purificação.

                A palavra adumá, tem por significado vermelho, e dentro da língua hebraica tem sua raiz na  palavra  Dam, que significa sangue, que em toda a bíblia  significa vida.  Há muito significado profético nesta parashá, o vermelho da novilha tipifica o sangue de  Jesus, que purifica o homen do pecado, o fato de a novilha ser sem manchas  demonstra sua santidade pois em nada pecou. Além de que a novilha era sacrificada fora do arraial, como Jesus no  Golgota, fora da cidade. Devemos notar também que este sacrifício era feito na presença do sumo sacerdote, e sabemos que Jesus é o sumo sacerdote definitivo, e também é o sacrifício pois a bíblia nos diz que ele se entregou a si mesmo em sacrifício pelo perdão dos pecados da humanidade.  Tornando assim a obra da cruz perfeita e sem nenhuma falha...

 

Continua...

0
0
0
s2sdefault