A Porção desta semana é  Chucat (hbr.) “ ESTATUTO”

Porção / Parashá : Números ( Bemidbar (Deserto)). 19:01-08 /  22:01

Haftará  (Porção de conclusão): Juizes 11:01-33  Jõao 03:10-21

 

               Um  aspecto bastante interessante, que salta aos olhos de qualquer leitor da interessado da palavra do Eterno,  é o mistério que envolve a novilha vermelha ( pará adumá temimá) de Números 19:01-08.

                Esta novilha não possuía nenhum defeito, era conduzida pelos sacerdotes para fora  do arraial,era sacrificada, uma pequena porção de seu sangue era reservada para  aspersão e o restante era totalmente queimada, suas cinzas eram recolhidas e colocada em  um vaso misturada com agua pura, e em seguida com um ramo de hissopo era aspergida sobre a congregação para purificação.

                A palavra adumá, tem por significado vermelho, e dentro da língua hebraica tem sua raiz na  palavra  Dam, que significa sangue, que em toda a bíblia  significa vida.  Há muito significado profético nesta parashá, o vermelho da novilha tipifica o sangue de  Jesus, que purifica o homen do pecado, o fato de a novilha ser sem manchas  demonstra sua santidade pois em nada pecou. Além de que a novilha era sacrificada fora do arraial, como Jesus no  Golgota, fora da cidade. Devemos notar também que este sacrifício era feito na presença do sumo sacerdote, e sabemos que Jesus é o sumo sacerdote definitivo, e também é o sacrifício pois a bíblia nos diz que ele se entregou a si mesmo em sacrifício pelo perdão dos pecados da humanidade.  Tornando assim a obra da cruz perfeita e sem nenhuma falha...

 

Continua...

0
0
0
s2sdefault

Para se inscrever em um de nossos cursos cadastre-se em http://instituto.beitmorasha.com.br  Após cadastrar seu login e senha,  envie um e mail para:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  com a palavra cadastro no assunto e dentro de 48 horas você receberá a confirmação de sua inscrição e instruções de acesso ao curso .


          Muitas pessoas tem dentro de sí um enorme desejo de saber mais, conhecer de forma mais profunda a palavra de Deus, mais sentem que por alguma razão  não a compreendem de forma ampla e viva como deveriam, e por mais que se esforcem  percebem,  que ainda a algo mais a ser descoberto.  Dentro da cultura onde foram forjados os princípios de nossa fé, existe um legado, que ao ser descoberto nos aproxima  mais intimamente  do sentido original dos sagrados textos da bíblia. Com a intensão de ser apenas mais um canal  que possibilite esta aproximação, nasceu o Beit Morashá.

           O nome Beit Morasha, tem sua origem na língua hebraica, e seu significado é  Casa do Legado. e temos como intenção principal aproximar os ''herdeiros'' deste legado  a se apossarem de seus tesouros de conhecimento, sabedoria e revelação da palavra da verdade. 

          Para isto desenvolvemos alguns cursos que são voltados para  a palavra de Deus como um todo, Não fazemos uma distinção entre antigo e novo, para nós a Bíblia é um todo, que se conecta, completa e continua,  em Yeshua (Jesus) através de sua graça salvadora que nos liberta da escravidão do pecado e do peso da lei.

           Dispomos através de nossa plataforma, cursos de teologia  em estilo livre, preparação de obreiros e treinamento em aconselhamento eclesiástico. Nossos cursos se utilizam do grande legado de sabedoria e revelação da palavra de Deus  o mais próximos  possível das suas raízes hebraicas.

          O grande objetivo de todos os nossos cursos é o de  instrumentalizar  cristãos, sejam eles obreiros, pastores ou líderes em suas comunidades  a manejarem de modo eficaz e correto as escrituras para o exercício de suas funções  em suas igrejas, congregações ou comunidades, tornando-os mais uteis e eficazes em suas tarefas ministeriais.

Dispomos para tanto das seguintes plataformas de estudo:

                                                                

                A  demanda por um retorno as raízes de nossa fé, como era a igreja cristã no inicio, tem se tornado um desejo ardente, no coração daqueles que querem se aprofundar no caminho (Hebr. Netivyah)  Atos 24: 13-16 / Atos 9:2 / Atos 18:25 / Atos 18:26 / Atos 19:9 / Atos 19:23 / Atos 22:4 /Atos 24:22).  

            A proposta deste curso e oferecera seus alunos uma abordagem, o mais próxima possível de seu contexto histórico cultural, original, ou seja , o contexto original da Bíblia: o tempo bíblico,  Israel e a cultura judaica, considerando a "identidade cultural" de Jesus, o Messias, dos apóstolos (Shaliach), além da fundamental importância que eles davam a bíblia, como isto se encaixa no perfil da igreja em tempos de pós-modernidade. O curso não tem como proposta uma judaização da igreja, e sim uma compreensão das sagradas escrituras dentro de seu contexto original.

             Desenvolver no aluno o conceito de “Tanach”; autoria, contexto e conteúdo; características literárias e teológicas; importância da Tanach  para a Igreja primitiva,  e ao longo da história, até os dias de hoje,  Como as escrituras  podem ser utilizadas para guiar a Igreja rumo aos princípios elementares da fé Cristã, o mais próximo possível de suas raízes imutáveis da Palavra de Deus e à sua restauração.

          O  Midrashim, é um curso que se desenvolve em formato livre, e em dinâmica de curso de especialização, apesar de não ser reconhecido pelo MEC. * 

 

 

 *Nossos cursos ditos “livres”, tem  base legal para seu funcionamento, conforme o Decreto-Lei N.º 1051/69 que autoriza a validação dos estudos “aos portadores de diploma de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa”(Art. 1º). “Como o ensino militar o ensino religioso foge as limitações dos sistemas vigentes” (Par. 286/81 ). Tais cursos são ditos “livres”, não necessitando de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação Competente. A jurisprudência do Conselho Federal de Educação tem sido no sentido de declarar-lhes a equivalência, de acordo com regras amplas e flexíveis, que se depreende da leitura da Lei de 1821/53, do Decreto 34.330/53, dos pareceres do CFE, nº 279-64 (doc. 31,p.69) e n.º 884/65 (doc.92, p. 60 ) e n.º 3174/77 (Doc. 204, p.17) entre outros.

 

 

 

 

 

0
0
0
s2sdefault